Informações gerais
São válidas as atividades complementares compatíveis com o Projeto Pedagógico do Curso e realizadas no período de matrícula do curso. Todas as atividades realizadas deverão ser comprovadas pelo próprio aluno, mediante atestados ou certificados fotocopiados.
Recomendações
Recomenda-se que o aluno procure diversificar as atividades realizadas (ensino, extensão, artístico-culturais e esportivas, experiências ligadas à profissão etc) e evite realizá-las em um mesmo semestre, pois isso prejudicará o aproveitamento das 200 horas.
Outro detalhe para que o aluno deve estar atento é que, conforme a Resolução nº 07/CEPE, a carga horária das atividades realizadas nem sempre é aproveitada integralmente, pois existe na Resolução um máximo de aproveitamento para cada tipo de atividade.
Período
As atividades complementares devem ser integralizadas até sessenta dias do período anterior à conclusão do Curso. Para tanto, é necessário que o aluno abra o processo no polo bem antes, de preferência no 8º semestre, pois leva tempo para o processo chegar à Secretaria Acadêmica, em Fortaleza, ser distribuído à secretaria do Curso e finalmente chegar às mãos de quem vai avaliar.
Os documentos recebidos na iminência da colação de grau não serão analisados.
Procedimentos
O concludentes devem enviar para a Secretaria Acadêmica, por meio do polo de apoio presencial, toda a documentação necessária (Certificados e Declarações) para a abertura do processo e posterior encaminhamento para análise e parecer por parte da respectiva coordenação de curso.
As cópias de documentos devem ser conferidas com o original e assinadas pelo Coordenador de polo ou responsável por ele indicado. Serão aceitas fotocópias em que conste "Confere com o Original" e assinatura do responsável pelo polo em cada cópia de documento.
É imprescindível que todos os certificados e declarações cheguem à Secretaria Acadêmica o quanto antes, pois trata-se de um processo com trâmite demorado e os alunos, caso tenham o pedido de aproveitamento indeferido , precisam ter tempo hábil para o envio de novos documentos a fim de que seja feita uma reanálise do processo.
Os alunos devem enviar, de uma só vez, todos os certificados e declarações de cursos realizados no decorrer da vida acadêmica. Documentos enviados separadamente correrão o risco de fazerem parte de dois ou mais processos, aumentando assim a chance de ter o pedido de aproveitamento indeferido, pois a análise será feita processo a processo.
Documentos enviados por e-mail não serão recebidos e analisados. A conferência com o original deverá ser feita pela Coordenação do Polo, que, após esse procedimento,remete à Secretaria Acadêmica os documentos apresentados em um envelope destinado a cada aluno com a devida identificação e requerimento, especificando tratar-se de um pedido de aproveitamento de Atividades Complementares.
Para isso, há um formulário específico, que deve ser preenchido pelo aluno ou responsável do polo e anexado aos certificados e declarações.
Documentos soltos e sem qualquer especificação correrão o risco de não sofrerem o transcurso necessário.